BEM VINDO AO PORTAL DA NOSSA CIDADE

Google

História da nossa Cidade

                                                           

Etimologia. Campo Origina-se do latim "campus" designando região de grande extensão de terra, que tem ou não árvores esparsas.
Bonito Adjetivo que provavelmente vem do castelhano "bonito" de "bueno", designando belo, formoso.
Origem Histórica. Campo Bonito teve seu território movimentado a partir da construção da estrada que ligou a Colônia Militar Marechal Mallet à Colônia Iguaçu, no final do século passado.
O termo Campo Bonito é denominação de origem geográfica e foi dado pelos pioneiros, quando chegaram a região, via 'Estrada de Barbaquá', em área de exploração da erva-mate, por parte de famílias paraguaias. A área que deslumbrou a vista dos pioneiros, fica atualmente nas propriedades de Rosalino
Bisinella e Sebastião Betim do Frado, e se constituía numa bela várzea, com gramado nativo coberto de pinheiros.
Em 1924 irromperam na região violentos combates por conta da Revolução Tenentista. Quando da passagem da soldadesca revolucionária, fixaram-se em Campo Bonito alguns militares que optaram pelos belos campos do lugar, dentre os quais: Pompílio Neris Gonçalves, Glorocinco D'avila, Otávio Laurentino D'Avila e Djalma Laurentino Gonçalves. Ao se estabelecerem encontraram vida ativa, e uma localidade denominada Santa Maria, onde morava o sr. Roque de Oliveira. À saga dos ex-soldados 'prestistas', juntaram-se as famílias Magalhães, Americano e Betim.
Pela Lei n.º 4.852, de 20 de março de 1964, foi criado o Distrito Administrativo de Campo Bonito. Em 31 de outubro de 1986, pela Lei n.º 8.403, foi criado o município, com território desmembrado de Guaraniaçu.
A instalação deu-se no dia 1º de janeiro de 1989.
Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, "os revoltosos não eram exatamente da Coluna Prestes, mas sim dos oriundos da revolução de 1924 iniciada em São Paulo, chefiados pelo general Isidoro Dias Lopes. Aqueles da Coluna Prestes, que havia se iniciado em Santo Ângelo, no RS, entraram no Paraná por Barracão."

Fonte: prdagente.pr.gov.br

Menu

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player